sábado, 19 de março de 2011

ALMA - laços da vida

Tens fios de mais a prender-te, tens riscos de mais...
http://www.youtube.com/watch?v=FAg49RED4vE&feature=player_detailpage#t=120s

sexta-feira, 18 de março de 2011

ALMA - vive neste mundo?

It s all make perfect sense.
http://www.youtube.com/watch?v=TvUs5ugUcQk&feature=player_detailpage#t=291s

ALMA - vive no mundo.

Mother do you think they'll drop the bomb?
http://www.youtube.com/watch?v=duO0jNUYOg8&feature=player_detailpage#t=32s

ALMA - não joga.

Um dia tu vais aprender a jogar o jogo!
http://www.youtube.com/watch?v=4Z9WVZddH9w&feature=player_detailpage#t=63s

ALMA - Terramoto.

Quando ouvimos as respostas de alguém, a vida do outro, não estamos na realidade a ouvir esse alguém. Na verdade ouvimo-nos a nós próprios. Nos nossos desejos, vontades, crenças, estereotipos, projetamos e sofremos desse efeito julgando-nos mais sábios e que escutamos numa atitude passiva, tábua rasa, ou então ativa pela extrema lucidez da experiência. Que ridiculo é o homem na sua eloquência suprema, narcisico na sua auto-estima e divindade. "Prometeu", esta condição que nos vai na alma de sermos mais do que na realidade somos. Somos nós que dizemos isto é verdade, isto é falso, isto é bom ou mau, que distinguimos o belo e o necessário do trivial, do desejo e do mal. Não se disseca uma alma, claro não se trabalha sobre algo que não existe. Mas ter consciência de alma e da alma é ser capaz de descobrir o outro. Construimos com o tempo a nossa personalidade, genéticamente capazes os alicerces vão construindo uma estátua, no desejo de reconhecimento, condecorações ou homenagens. Numa feira de vaidades vamos estragando o presente que a vida nos dá. Tu que fazes de tudo uma luta na crença que essa é a tua força, num paradigma educacional racionalista, tens todo o teu sentido em função de um mercado, de uma bolsa de valores, mas talvez essa seja na realidade a tua fraqueza. É o medo que faz o homem ter o seu orgulho. É o medo de perder o controlo que faz o homem ter tantas certezas. Quando as rupturas na psique acontecem com aquele que se acha capaz de levantar a dúvida a hiperbóla, quando uma fenda narcisica rasga o Eu isso não é psicopatologia ou vinculação, isso é apenas aquilo que o homem é, tão igual a terra, que num rugido, provoca um terramoto, onde tudo muda de um dia para o outro. onde havia um sentido deixou-o de haver para nascer um novo sentido. E, aqui está a razão da transformação, da continuidade. Aquele que se conhece não precisa de o afirmar, vive, apenas vive e aceita. Um dia eu estava lá quando a terra tremeu e resolveu mudar a vida das pessoas e elas perdidas do seu sentido, choravam, tal como Ariel, a vida que tinham levado, choravam o tempo perdido e o que tinham perdido. Mas depois bem depois, tal como "No riso de Deus" tudo voltou ao mesmo, a depressão não trouxe mudança, e quem assim não fosse não era digno ou então louco de sentido. Nada se fez para mudar, tudo continua igual, igual a todo sempre. Porque não escutamos a verdade, a verdade da nossa condição.

ALMA - vive a vida.

Ariel escreveu na sua campa: "Bem dotado pela natureza. favorecido pelas circunstâncias, trabalhou toda a sua vida para se preparar para viver e ia começar a viver quando morreu" Daqui se aprende que o melhor a fazer é não fazer como ele.

domingo, 6 de março de 2011

A Alma no tempo

«Aquele que não progride todos os dias, mantêm-se parado diariamente.» -Confucius
O Universo e os seres humanos estão em permanente movimento. Rotação, translação, vida. Mesmo nos pensamentos um homem está em evolução. E, se estagna o tempo, estagna a vida e acontece a implosão, o retorno, a demência. Pode ser por lesão, pode ser por indecisão, pode ser por falta de amor. Mas de forma relativa o tempo não é o seu real valor, pode já ter acontecido o momento e então o cérebro processa um tempo passado, repete um acontecimento, um cheiro, uma visão, um sentimento. Comandados pelos nossos marcadores somáticos fazemos escolhas num futuro que se pensa ser predestinado, coisa do destino, na base do livre arbítrio. Então, como é que ficamos? Se o tempo é relativo, este momento já deve ter acontecido e eu não dei por ele ou então não dei ouvidos a Alma.