segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

POKER & COACHING – Mental

POKER & COACHING
COACHING – Mental
Coaching (Psicologico) para Jogadores (desportistas)

O que é o Coaching Mental para jogadores (desportistas)?
Existem muitos tipos de Coaching da mente, ou Mental Trainer’s, ou ainda treinadores psicológicos de jogadores. O nome pode variar mas a sua actividade incide sobre os aspectos emocionais e psicológicos que o jogador atravessa e que podem afectar as suas performances.

Quem pode dar Coaching? Consultores de Psicologia e Terapeutas.

Na história do desporto são muitos os mitos e os factos. Todos nós nos lembramos, os mais velhos, de um atleta de Alta competição do atletismo chamado Fernando Mamede, treinado pelo Prof. Moniz Pereira que também treinava outro grande atleta de nome Carlos Lopes que foi campeão Olímpico na Maratona de Los Angelos em 1984 e medalha de prata nos 10000 metros em 1976 em Montreal. Mamede foi recordista do mundo dos 10000 em pistas entre 1984 até 1989, mas nunca foi medalha olímpico apesar de ter participado em 3 Jogos olímpicos e nunca foi campeão europeu ou mundial da distância. Ao contrário de Carlos Lopes. O que distinguia então estes dois fundistas nos seus feitos. Mamede muitas vezes ficava para trás logo no início da corrida quando era tido como favorito.

Então, O que lhe acontecia? Acusava em demasia a pressão do momento.
Sobre estes aspectos fisiológicos falaremos mais a frente de como a mente e o emocional se interligam e influenciam nas tomadas de decisão a curto e a longo prazo, bem como afectam as respostas musculares e fisiológicas de um organismo.

Muitos dos grandes atletas hoje reconhecem a necessidade de ter um “Mental Coaching” para poderem manterem o equilíbrio sobre as várias pressões exercidas sobre eles: A exemplo:
Tiger Woods tem um. O mesmo acontece com Andre Agassi. Quase todos os pro-individuais ou em equipa têm, nos dias de hoje um treinador ( Mental Coaching) para desportistas. Sendo a especialização na área do coaching pelo terapeuta associada a eficácia.

Vamos então ao que nos trás aqui e relacionar e focar-nos em duas variáveis POKER & COACHING.
Vamosssssssssssssssssss

Aqui se inicia parte de um processo e de um projecto que cria a associação entre o  Tema POKER & COACHING MENTAL e vai sendo abordado, desfolhado, sobre a sua importância e necessário enquadramento funcional de ter um Coaching Mental para Jogadores de Poker. Qual a sua eficácia e objectivos.

As melhores estrelas, os melhores estão em cima e ganham mais vezes. Mas quem são os melhores? e o que fazem para se manterem em forma física e psicológica e para garantirem o seu sucesso a longo prazo. Eles já estão bem. Mesmo ótimos. Alguns são all-stars e superstars e Super-Nova.
Por que é que "eles" têm ou precisam de um treinador para os aspectos psicológicos? Eles querem manter sua excelência. E, eles querem ficar melhor, ainda melhor. Eles querem também saberem lidar com o sucesso ou com o medo do sucesso, e com o fracasso e com a frustração. Porque eles sabem que os seus adversários têm essas forças e novos desafios vão surgir. Tenho que ganhar! Como foi possível Usain Bolt falhar naquela final olímpica dos 100 metros. O recordistas do Mundo o atleta invencível, falhou. Qual é o peso deste
acontecimento nos eventos futuros? Nada foi deixado ao acaso e 4 anos depois ele foi campeão olimpico, Coaching, muito coaching.

E os Mestres do Poker têm Coaching? O POKER com actividade Profissional evoluiu tanto em tantas regiões do mundo que os melhores procuram ajuda para se manterem focados e em forma física e mental ou psicológica para enfrentar os altos níveis de ansiedade e de stress nas mesas envolto dos grandes torneios. Hoje um profissional procura ajuda de um profissional. Alguns até têm aprendizagem a nível de hipnose e treinam com um coaching e não com um amigo, os Tells, os Tilts, as Bad-Beats e as reacções emocionais. Quem viu o EPT de Praga 2014 onde S. Garner não largou a sua postura “militar” na FT até ao final. (no Heads up ouve variânção de alguns movimentos, por explicar) Olhar no vazio e costas direitas e sempre o mesmo tempo para pensar seja nos folds ou nos calls ou Raise. Aquilo é treino senhores, muito coaching.

Os desportos da Mente, tal como o Poker têm muitos factores de stress envolvidos bem como de pressão do momento. Todos esses factores vão se acumulando no dia-a-dia e etapa a etapa. Aquele que ganhou um BIG vê-se na expectativa sua e dos outros de continuar a ganhar. Mas o que lhe acontece sobre pressão. Não estamos no campo psicológico de ligar isto apenas as bad-beats mas vamos muito mais além, no campo psicológico do inconsciente que comanda muitas das nossas acções no dia-a-dia e que participa de forma activa nos nossos comportamentos.
São vários os motivos porque os desportistas recorrem ao Coaching Mental (psicológico) e é um conceito muito amplo. As vezes querem um profissional que os ajude a tornarem-se mais fortes psicologicamente, falam dos seus medos (já vi jogadores fecharem os olhos e rezarem, já vi jogadores fugirem para um canto da sala quando estavam em All- IN, Já vi o Mamede a correr para trás, entenda-se.

Talvez precise de alguém para o ajudar nas gestão dos seus negócios, um bom gerente de conta pode fazer isso e não um Coaching mas a terapia pode ajudar se tiver medo de gastar ou de perder o controle sobre o seu dinheiro ou sobre determinada situação. Aqui vamos até as fobias sociais em casos mais extremos.
Talvez apenas queira reduzir o stres, parar um mau hábito, ou uma dependência, ou até superar um medo ou fobia. O Medo do primeiro momento, o medo de voltar acontecer o mesmo, o medo de não ser capaz ou de entrar em completa euforia depois de uma vitoria e só se aperceber uns meses depois que já passou.
Pode até precisar e querer melhorar as suas performances nos desportos competitivos e o poker é um jogo competitivo onde a mente têm um desgaste grande pois requer factores psicológicos de Atenção, Memória a curto e longo prazo, Aprendizagem, Tomada de decisão, raciocínio rápido e calculo matemático. Todos estes factores acontecem no seu cérebro e estão em constante mutação e interligação entre si.
E depois ainda há o controle emocional. Sim as Emoções comandam a acção porque nos novos paradigmas chegamos ao ponto onde já entendemos porque Descartes nos “mentiu” não é «Penso logo existo» mas sim as «Existo logo penso» segundo Damásio e colegas da actualidade os processo mentais evoluem pelo QE (Coeficiente Emocional) e não tanto pelo QI.
Seja qual for o seu motivo para a procura de um treinador, de uma forma ou de outra, ajudá-lo a treinar o seu cérebro. A manter o equilíbrio.
A obter a sua motivação. O jogo mental engloba todos e são muitos os factores psicológicos que podem imaginar nas coisas do dia-a-dia bem como em negócios, nos desportos e na vida.
Um Coaching Mental (treinador para jogos mentais) pode ajudá-lo no POKER? SIM                                                                                                                        
Álvaro Carvalho.