sexta-feira, 1 de março de 2013

Alma viagem no tempo. No Caminho.

Vou me vestir para a Batalha, novos cruzados, sem religião.

Álvaro de Carvalho, último cavaleiro da Ordem de Santiago sepultado no castelo de Palmela. E está sepultado com sua esposa porque:
Reza a história, assim:
Os Cavaleiros de Santiago, chamados Santiaguistas ou Espatários (por ser o seu símbolo uma espada em forma crucífera – ou uma cruz de forma espatária, dependendo do ponto de vista), fizeram votos de pobreza e de obediência, mas, seguindo a regra de Santo Agostinho ao invés da de Cister, os seus membros não eram obrigados ao voto de castidade, e podiam como tal contrair matrimónio (alguns dos seus fundadores eram casados). No entanto, a bula papal recomendava (não obrigava) o celibato, e os estatutos da fundação da Ordem afirmavam, seguindo um princípio das cartas paulinas: "Em castidade conjugal, vivendo sem pecado, assemelham-se aos primeiros padres apostólicos, porque é melhor casar do que viver consumindo-se pelas paixões".

Eu não fiz votos nenhuns, não digam coisas de mim que não fiz, nem preciso de fazer. Vamossssssss que o Caminho de Santiago é longo e estou a percorrê-lo de novo.


http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6352.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário