quinta-feira, 25 de junho de 2015

Os Paradigmas são Utopias

Se Utopia é para mim é uma grande preguiça da alma o que são os paradigmas? 
O melhor exemplo de paradigma que encontro é o do Giordano Bruno, queimado na fogueira pela "santa" inquisição. 
Os modelos e padrões são e estão certos enquanto vigentes ou mantidos por umas determinadas classes (conservadores) e depois há aquilo que uns não gostam que são as rupturas ou revoluções epistemológicas porque chocam com o "sistema" o que prevalece é a cultura de massas. 
Somos muito pré-históricos quando pouco vemos para além da Aufklarung acreditando na Modernidade 
(mas o que é a modernidade?) e enquanto nas nossas vaidades nos julgarmos sabedores somos paradigma mas medíocres pois não temos a coragem de mudar o rumo e de admitir que apenas e ainda caminhamos pela idade das trevas. 
O que sei? pouco ou nada! mas já vi muito homem se vender. 
Até poderia ir buscar vários modelos que ainda tentamos manter; por exemplo há determinados tratamentos em uso que apenas usam os limites do que resultou com alguma ciência e se recusam a ver alternativas ou modificações, já vi médicos receitarem sem o saber, Juízes que condenaram por parecer e eu próprio já cometi juízos de valor de que me arrependo, já ouvi diagnósticos que me recusei a dar (não estou qualificado, nem quero) Mas já vi com cada" qualificado", enfim, bem como casos que não abandonei. 
Um dia dei uma caneta num acto de despedida a alguém que ainda tinha muito que crescer, nesse acto "fingido", (fiz de espelho) pois a caneta era pequena e abria-se para ficar "grande", foi de proposito, "cresce", disse-lhe eu na minha arrogância, ao recebe-lá a pessoa ficou pequena como a caneta, short e corou de desonestidade. 
E eu que tenho viajado pela vida vejo que a vida não é isso, há pessoas fantásticas, abertas, de espirito livre e gosto de estar onde me sinto bem, por isso resolvo as coisas a minha maneira, normalmente adoeço porque já estou a ir contra os meus princípios, doí-me o espirito. só tenho uma Verdade e se a questionam deixam de lado o melhor de mim, pois a arte de nos conhecermos é divina. 
Pois é, pois é, há coisas que prefiro não ver, pois os Modelos são tão absurdos que as pessoas que lá vão dentro são ocas de proposito. sim sou arrogante, pois humilde significa aquele que se conhece e o caminho ainda é longo para o conhecimento e para a sabedoria. 
O Ser é tão obvio e o comportamento humano fácil de decifrar. 
Acho, eu, muitas vezes, que devíamos estar noutra época ou então eu estou deslocado do tempo onde moro. um abraço para si meu/minha amigo(a) e aqui deixei estas reflexões que normalmente são de ponto critico pois adoro que as pessoas se questionem para descobrirem a verdade. a sua verdade, O seu "The Way." Houve tempos em que a palavra paradigma servia também para designar uma fabula. como os tempos mudam. e como é obvio os paradigmas nunca foram lineares porque são modas que no tempo se esquecem.


AdC

Sem comentários:

Enviar um comentário