terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Alma que não vê, não se percebe.

Onde está O Menino Jesus? 
Está escondido? Ou anónimo?

O Tobias acredita que o Natal é o momento, onde se vê que não crescemos assim tanto nas dúvidas e angústias existenciais. Estivemos à conversa numa mesa de café, eu sentado numa cadeira qualquer onde se sente qualquer um e ele, sem trela, sentado, no chão, com um olhar de piedade, como quem quer comer o bolo que eu estou a comer. Café, ele não gosta, nem fuma, não tem vícios, nem saturados, é natural. Tivemos a discutir sobre uma revelação que o Tobias me fez: Eu quero ser o menino Jesus. Disse-me ele assim do nada. Só quero ser o menino Jesus. Porquê? Tobias, porquê? sempre a querer furar as tradições e a mexer nos valores, conforma-te contigo e aceita-te tal como és. Larga o teu egocentrismo e a obsessão de seres sempre diferente de ti mesmo. Tobias com um latido interrompeu o meu pensamento e de forma simples acrescentou. - Não é nada disso! Eu só quero ser o Menino Jesus, porque esse não cresce, é como o Peter Pan. Fiquei preocupado com tal afirmação e com a doença da humanidade nos seus desejos e medos mais íntimos  Se o Menino Jesus, não cresce talvez a humanidade e a questão do Ser seja uma esquizofrenia colectiva. Tipo "Uma Mente Brilhante". Brilha, brilha lá no Céu a estrelinha... associação livre ao desejo de partir, da necessidade de esconder os Velhos do Restelo de nós, em nós? Olha para o Céu estava estrelado ... não esteve sempre mesmo em dias de nevoeiro. Não podemos tirar o que lá está, mesmo que não vejamos, mas está lá. Talvez que está falta de compreensão da necessidade de um espírito natalício  seja o redimir do egoísmo. Para todos um bom Natal. Para todos? ou para todos nós? 
Não será melhor manter o menino jesus no anonimato? Ou será que a frase foi trocada e queriam era dizer que era o menino de Jesus? Oh! O menino é o filho do Jesus? Quem nasceu? Foi o menino de Jesus, porque ainda não lhe tinham dado um nome. E Tobias, deixa lá isso, não comas isso que está estragado. Tobias! Aqui! já! anda! E lá fomos nós sem perceber muito bem porque é que o menino jesus não cresce. 

Sem comentários:

Enviar um comentário