sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Livro dos desejos

Hoje fui espreitar ao facebook
E voltei a encontrar aquilo que lá está

Eu por detrás de uma página em branco.

Que filmes vistes? Que raio de pergunta e falo para lá, ou melhor, correcção, escrevo aqui: o melhor de todos? Não obtive, palavra derivada de óbvio, resposta. Mas como sou narcisista, qb, digo eu na minha humildade e voltei a escrever: - o filme da minha vida. Ninguém quis saber, nem um like optive, palavra derivada de opção, sim porque os likes são meus. São credenciais da auto-estima, são abraços no meu ego. 

E como o facebook tem uma capacidade de nós colocar perto dos outros, sabendo que estando perto dos outros estamos perto de nós. Resolvo os problemas de imagem com partilhas altruístas ou ressentimentos escondidos nos cantos de uma frase, no amargo de uma palavra. Mas também digo de mim, será? Ou digo aquilo que penso que querem ouvir, enviando mensagens subliminares aos olhos mais atentos, onde noutros tempos era uma vizinha a janela, hoje são likes facebookianos. 
E assim vou para o meu dia com este ar por vezes estranho de mim mesmo. Até que surge outra pergunta: no que estás a pensar? Apetece-me logo dizer: - deita cá para fora, vá! E dou um sorriso ou colo um stricker que é um grafite da actualidade. Como sou do género masculino a minha primeira reacção foi dizer que: - bem! faço uma pausa que é um interdito e, bem eu não estou a pensar em nada. Mas pensando bem estava a pensar no que o facebook tinha para mim. Até já há comunidades, o que não é nada narcisista, e falamos para plateias de papel electrónico na esperança de que um like apareça, eu ponho like nas minhas coisas, para reforçar a ideia de que gosto. 

E, assim, vou pensado no que e do que eu, superlativo exagerado da minha pessoa, gosto menos ou com quem comunico mais ou menos e faço de mim personna, numa nova mascara onde o actor precisa de público para representar o seu ego. Sou igual a tantos sendo tantos diferentes de mim. Por isso sou gente, ou agente de mim. Enfim hoje vou para o meu dia pensando que há dias assim onde a razão é apenas uma página da vida, lapso, queria dizer do facebook. Acho melhor assinar e reforçar com um like. Dá-me individualidade e pertença e nem reparamos que fazemos as coisas esperadas, guiados numa pergunta. Quantos likes vai ter o meu comentário. E de quem?


Quem é capaz de rasgar uma pagina do facebook? Cuide-se pois pode rasgar uma pagina da sua vida. Passo a vida no face procurando um like, é uma afirmação que todos negam, pois porque será? Alguns até já têm nas entrevistas de emprego que responder: tem quantos amigos no facebook? de 1000 a 2000 diz-se social, activo, pré-disposição para acção. Já vi escrito, trabalho na empresa facebook desde ..., E vou abrir uma nova pagina...

Álvaro Carvalho, Fevereiro, 2014

3 comentários:

  1. A geração PROZAC, resolve os seus problemas de imagem, auto-estima, com certezas de Happy-Hours, em partilhas altruístas onde se sente os recalcamentos, ressentimentos, escondidos nos cantos de uma frase, nos cantos dos lábios, no amargo de uma palavra que nos quer fazer acreditar que É. Mas, também digo de mim, será? Ou digo aquilo que penso que querem ouvir, enviando mensagens subliminares aos olhos mais atentos, onde noutros tempos era uma vizinha a janela, hoje são likes facebookianos.

    ResponderEliminar
  2. Pois é,eu que pensei,estar sozinho entre o teclado e a tela do pc,observando eu estava ou melhor ainda estou,que mesmo que tenhamos 1 milhão de Amigos,eles na verdade nada sabem sobre nós,nem mesmo quando nos expomos ,com a mais sincera das intenções,todos dizem sentir medo,medo de se expor;
    penso eu e logo digo;expor a quê?
    Só se for ao ridículo;pois aqueles mini posts que todos compartilham ,na verdade quando juntamos todos e analisamos criteriosamente ,a conclusão nenhuma chegamos,pois aqueles posts não condizem com sua verdadeira personalidade.
    Digo,por que sei;que todos gostariam de estar na verdade como nós,em busca de um like,mais que enha de alguém que realmente concorde com que vc diz,mais quem na verdade quer dizer algo real de seu cotidiano? de sua vida sentimental? de seus planos de negócios? são todos meros especuladores da vida alheia.
    Quando são Amigos reais,ai sim que vc sente na pele ,como é a inveja e a secação;vc posta um comentário tipo: tô indo ali fazer uma entrevista de emprego,ninguém da nem uma palavra de Boa sorte,e com estes pequenos pensamentos;me levo a crer que as pessoas não se dão mais conta que lhes falta;e eu digo o que lhes falta...
    ....falta...

    A Alma!

    ResponderEliminar