terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

COACHING & POKER - Relação e Mudança


Esta abordagem visa alertar para a seriedade do assunto do "Coaching" que na minha opinião tem vindo a ser banalizado ou está apenas desatualizado.

Na Escola temos várias disciplinas e para isso temos vários professores.

Portanto o caminho certo é uma Escola e o trato Académico que este jogo da Mente e das Emoções - O POKER - requer por isso escrevo sobre este tema, abordando com profissionalismo um tema para quem trabalha com profissionalismo, brio e integridade.
No Coaching existe uma relação Terapeutica? As teórias explicativas do fenómeno sobre a relação terapêutica encontram uma resposta comum e central que vai ao encontro da hipótese levantada “Como funciona a relação terapêutica e a sua importância” de que é a relação terapêutica e a forma como ela se estabelece a peça fundamental em todo o processo para se efectivar o processo de motivação que leva a mudança e em que o terapeuta (coaching) desempenha um papel activo.

Pelas várias perspectivas teóricas o mesmo comportamento pode ter origens e motivações diferentes e podem ser entendidas tendo em conta o tipo de pessoa e em que situação se encontra. Os métodos de avaliação da personalidade são também eles alvos de controvérsia.
A problemática envolta nas abordagens, levanta as seguintes questões: Qual a mais eficaz? Qual é a que vai ao encontrar do individuo? Como é que ele se estrutura nesse encontro? Como se torna ele próprio com sentido de vida e nos seus objectivos? Todas estas questões encontram uma resposta comum e central, a relação terapêutica. A relação terapêutica parece ser uma peça fundamental em todo o processo. Mas talvez seja melhor ficarmos pelo veredicto do pássaro dodo de Alice no País das Maravilhas.
Entre algumas, encontra-se a Psicologia Humanista, abordagem não-directiva, tem como conceitos fundamentais: o Método Fenomenológico, a tendência actualizante (a motivação é construtiva, para o seu desenvolvimento enquanto pessoa); a não-directividade. A relação terapêutica e o processo de mudança – A compreensão empática (sem preconceitos), o olhar positivo incondicional (redução das experiências ameaçadoras) e a congruência (não estar preso a sua rigidez). A aceitação do outro; centração no sujeito; empatia; não directividade; compreensão. Há portanto que ter confiança no individuo, escutá-lo plenamente numa atitude compreensiva e respeitosa, que lhe vai permitir desenvolver todas as suas capacidades. A existência individual caracteriza-se em cuidado, construção e responsabilidade, na medida em que indivíduo cuida de sua existência procurando conhecer-se e compreender-se na relação com o outro. Em quatro dimensões: Física, Social; Psicológica e Espiritual.

“Não preciso de terapia” é uma afirmação muitas vezes ouvida no meio. Tal como «Coaching para quê?» e que levanta a questão da motivação para o processo de mudança e do estabelecimento da relação terapêutica, e ainda, da questão quem são na realidade os que mais precisam dela, os mais necessitados, e qual o papel do terapeuta, Vous ête engagé de Satre parece uma afirmação pertinente para o processo de mudança se poder realizar.
As abordagens motivacionais preocupam-se com a mudança e a sua manutenção. O que é a motivação? As estratégias de Mudança encontram-se hoje bem explicadas pela Intervenção Motivacional. O Modelo Transteórico de Mudança de Prochask e DiClemente fala-nos da mudança numa perspectiva de abordar as fases com as técnicas correctas para o individuo. Percorrer desde o estádio de pré-contemplação, contemplação, determinação, acção e manutenção. A acção de mudar, habitos ou manter niveis de eficácia, cria stress e envolve processos que podem desencadear em determinados indivíduos estagnação ou actividades deslocadas. Este modelo visa a adaptação das fases de forma a concretizar os objectivos.
A grande descoberta da empatia parece ser o caminho essencial para uma boa relação terapêutica, a abertura da porta que não se queria abrir. A melhoria dos instrumentos de diagnóstico e dos instrumentos de avaliação bem como a evolução das técnicas contribuíram para uma intervenção terapêutica a níveis nunca antes alcançados. A relação terapêutica parece assim ser fundamental para o sucesso do processo de mudança, e a confiança parece ser a mãe que alimenta tal como a mão que cura.

O coaching Mental não têm um único objectivo, o de ganhar, nem se associa ao que é _aprender" a jogar. Ou acreditamos mesmo que só aprendemos por imitação e depois por desenvolvimento. O Poker têm muito mais variáveis desde disciplina, auto-gestão, muitas horas de trabalho isolado, regras e estilos e mais muito mais. O Coaching Mental-Emocional são formas de prevalecer na actividade de forma natural e motivado. Este pequeno artigo visa questionar a efectividade da actividade denominada Coaching-Desporto (Numa classe Profissional de jogadoes de Poker, que não se enquadra de certeza nos traders). Uma coisa é ensinar a jogar e isso é um treinador, mas um coaching é um titulo/pratica que vai muito mais além.
Uma sessão de coaching é um tema mal utilizado neste contexto, pois uma aula é de estudo e mesmo que seja inter-activa é apenas uma sessão de estudo que não se enquadra no termo Coaching actualizado as novas realidades.

Atenção! (vejo na Net "gente" a pedir coaching sem saberem a quem?) O coaching não pode ser um tabú, escondido mas na realidade e necessidade de manutenção e crescimento de uma actividade profissional tão exigente.Qquem têm formação para tal e capacidades para tal, Profissionais liberais? podem, dá-se ou vende-se "coaching" pelos resultados.
A credibilidade não está associada só aos resultados e há treinadores que são melhores a fazerem o que sabem e que adquiriram formação para tal e que são melhor do que quando jogavam a bola.
Já passamos há muito os tempos onde os treinadores eram os bons jogadores. Hoje com as novas necessidades temos que ir muito mais além .....


AlmaCarvalho.


Álvaro Carvalho, Fev. 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário