segunda-feira, 14 de abril de 2014

ZARATUSTRA


Assim falava Zaratustra” é a obra de Richard Strauss que interpreta as ideias de Nietzsche e as converte em música. Todo o peso e significância da obra esta contida nesta excelente peça de música clássica.
Esta obra é um poema sinfônico, composto por Richard Strauss, baseado no livro filosófico de Friedrich Nietzsche. Ele próprio, Strauss, conduziu a primeira performance. Sua introdução ficou muito conhecida por ter sido usada como tema musical no filme 2001: A Space Odyssey.
Um poema sinfônico é uma obra musical baseada em um texto literário. Em geral, o poema sinfônico busca interpretar musicalmente uma obra textual.
Assim falava Zaratustra” é um livro escrito pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que influenciou o mundo moderno. Nele se conta a história dos ensinamentos de um tal de Zaratustra após o estabelecimento do Zoroastrismo na Pérsia, hoje o Irã. De forma poética explora suas ideias usando a personificação de Zaratustra, que alias, é fictícia. Não existiu um “Zaratustra” se não vários, desde que este termo indica um nível espiritual, como guru ou mestre.
No livro se explora toda a questão filosófica do homem como um estado intermediário entre a origem animal e o que Nietzsche chamou de “super-homem”. A linguagem do livro exige interpretação, pelo que o autor deixa para o leitor algumas coisas como obvias (ou não), porém não escritas, porque acredita que o conhecimento deve vir de dentro da pessoa, Nietzsche conduz a pessoa ate as conclusões que saem de dentro dela mesma.



http://www.culturaclassica.com.br/?p=1079

Sem comentários:

Enviar um comentário