terça-feira, 1 de abril de 2014

A Percepção é igual ao dia 1 de Abril.

A Percepção é igual ao dia 1 de Abril. O egoísmo morreu de forma natural.

Fico desalentado e ao mesmo tempo algo senil, quando por todo o lado leio sobre os heróis e lideres da historia da humanidade. São tão poucos e sempre os mesmos. a exemplo; Jesus, Maomé, Sidhartha, Gandhi, Bruno, Copérnico, Ulisses, Papas, Freud, Sartre, Shakespeare, os inquisidores, os salvadores, os guerreiros, The Wall Street, os mártires, os gregos, ... da historia do individuo e da civilização contam-se uma data de mentiras, ou falsas verdades e o que fica é apenas aquilo que queremos que a historia lembre ou nos vai contando. 
Por isso temos todos esta fragilidade de querermos ser heróis. Para representar ou querem dizer apresentar personagens no palco da vida temos que ter plateia, se não acabamos num beco, numa ruela já velhinha onde as sombras apagam os desejos, onde as luzes da ribalta não se fazem notar. 
Ali naquele recanto esquecido nenhum actor quer actuar porque o palco é pequeno e vazio na plateia apenas duas almas penadas e escasseadas pela fome da arte. Quem são os verdadeiros fazedores de historia? os esquecidos? os excomungados? os perdidos? onde estão os bilhetes para o espectáculo. Molière sabe disto? Se é como diz a religião, deus têm escolhidos, voltamos a moral para os benfeitores e aquela cena que todos dizem por medo. Ah era tão boa pessoa. Mas antes foi posto fora de cena, crucificado, morreu fora dos muros da Cidadela. 

Um texto! arranjem-me um texto já, para eu escrever, já que não sei apresentar papeis, os quais não espelham a minha imagem. Sou assim bruto de sensibilidade, as vezes compreendido, outras odiado, ainda bem, mas serei sempre eu. mas onde andam os heróis do dia a dia, já que tantos querem parecer normais. 

Tudo faz perfeito sentido não ter idade para se ter juízo. sou humilde na minha arrogância. São estes alguns dos contrastes da vida entre a verdade e a mentira. É mentira que hoje é dia 1 de Abril? claro que é, se fomos nós que estabelecemos esta métrica é porque temos medo de não saber, medo de perder o controle, medo de nos perdermos. Gregório organizou um tempo que apenas é verdade de quisermos que o seja. 
O problema está, como é óbvio, na percepção. Vejam quando digo; hoje está um bom dia para ir para a praia, não é mentira, nem é por ser dia 1 de Abril, nem é uma ironia ao tempo primaveril que não faz. É que o nosso automatismo faz-nos logo associar praia a sol e a água e a fatos e banho. Pois não é igual para todos, pois para mim hoje está em excelente dia para ir para a praia, tomar um café, ver o mar e a chuva a cair e até ler um livro. Não está por lá ninguém ou quase nada do que se espera encontrar. portanto a desilusão advém da nossa crença e da nossa percepção que transformamos em anseio e expectativas, não olhando para o dia como ele é mas desejando todo o dia que ele fosse o que nos queríamos. 
Já viste como está o dia de hoje? bruu que frio, e a chuva? pois a chuva, o frio, o tempo. Mas estás a falar de quê? Queres falar ou quê? E ela respondeu, deixamos a conversa para depois, mas o que é o quê? Isso talvez seja mais verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário