quinta-feira, 6 de março de 2014

Há uma linha que separa, as coisas do dia a dia.

Há uma linha que separa...


As coisas do dia a dia, são coisas de toda a gente. E nada separa o que não se pode separar, o que é Uno está implícito nas leis da vida, chama-se principio da atracção e da repulsa ou do afastamento, são mistérios das leis da física. Estou a falar de que não sabemos fazer escolhas, porque não podemos saber os resultados antes nem as consequências das mesmas. Por vezes elas não nos pertencem, por isso devemos sempre escolher de acordo com as nossas necessidades. Há uma linha que separa a necessidade do desejo. Tal como uma linha que pode ser imaginária, chamada equador, que separa o Norte do Sul. 


Foto de C.R. Borges

O que está escondido dentro de ti? O que escondes ou não queres ver, nessa tua calma aparente onde as ondas da maré do dia a dia te envolvem na sua sabedoria e doce navegar. As águas da vida banham-se em ti num ritual de purificação onde o teu corpo aquece e tua alma adormece no prazer da tua leveza. Não duvides de ti, da tua presença, não te escondas dentro dessa tua concha onde o tempo te faz permanecer. Não há nada para esquecer o repetir, as águas que guiam tua vida nunca são iguais. Dentro de uma concha se esconde uma pérola que por vezes esquecida de si se esconde para não ser descoberta. A vida é mais do que promessas e desejos em todos os sentidos e em todas as direcções devemos guiar-nos pela nossa verdade interior. 

Deixa, entrega-te a vida e vive o tempo, tal como a maré vai e vem na sua sabedoria infinita. o que escondes de ti? 
Tenho orgulho na pessoa que sou, ainda mais porque sou eu que o digo e por isso é suspeito, eu a falar de mim. Pois é bem mais fácil falar dos outros. Já disseram mal de mim? Talvez. Já disseram bem de mim? Talvez. Não tenho em consideração o que os outros pensam de mim? talvez. Bem, isto, hoje, mais parece uma bateria de testes com as soluções no fim. Sabem? que andamos a medir as pessoas tal como Darwin fez as espécies. 
Pois é verdade não tenho em consideração nenhuma o que os outros pensam ou acham. Penso que não me diz respeito é um problema deles. Pode ser arrogância, assim simplificamos e catalogamos, mas pode ser de estar bem comigo. É que gosto de dormir em paz e aprendi a ser assim pela vida que me fez ser cada vez mais eu dentro da minha vida. O segredo é simples não ponhas os outros onde tu queres estar. Com o tempo isso passa é apenas uma questão de se querer ter razão e de ser aceite para gostarmos de nos através daquilo que os outros pensam de nós e sobre nós. 
                                      
A confusão está entre: há uma linha que separa a auto estima da arrogância. Ser humilde implica ser assertivo e verdadeiro para contigo próprio portanto o pensamento do dia é aproveita o dia de hoje e sê tu próprio. Então qual é o limite? Quando puseres a tua vida e a de outros em risco pára, porque aí chama se doença e ser pouco social. Já abri a loja porque gosto de começar cedo a pensar e a estar. A vida faz me falta, é minha e gosto muito de mim para fazer mal a vida, por isso também gosto de cuidar dos outros pois eles são da vida. Tudo é da vida, tudo.
Hoje em dia e um dia de cada vez estamos cada vez mais com a certeza de que podemos ser o que queremos. Eu só não fui astronauta porque a minha bisavô não acreditava que o Homem tinha ido a lua. Faz sentido o seu pensar, e muitas vezes a ouvi dizer: miúdo tens a cabeça na lua. É por isso que eu hoje mesmo sem saber me levanto cedo não vá o dia acordar antes de mim. Mas depois pensei não faz sentido porque o dia noutros lugares já começou, a muito mais tempo do que aqui. Sim porque eu vejo notícias e já reparei que há um desfasamento perigoso de horários e de objectivos na Humanidade, mas sou como o Jeremias o fora da lei, ainda acredito que podemos ser melhores. Na passagem de ano quando aqui é meia noite e estamos preocupados com se é mais um ou dois minutos, já foi meia noite, noutros lugares, é o que diz a TV mas como posso acreditar se a minha bisavô também não acreditava na ida a lua? Enfim vou ver por aí o que se passa hoje. Vamos?

Há uma linha que separa a roupa suja da roupa lavada.
Desconfio sempre destas noticias e as das motivações da sua divulgação. Ouvi agora que o papa Francisco, faz um ano de pontificado e nas suas declarações dizem, que afirmou que a Igreja foi a única instituição a tratar ou a enfrentar os seus problemas de pedofilia. Estranho estas declarações e as justificações para um comportamento que me parece não ter qualquer tipo de explicação. Mas ainda ligo estas mudanças a necessária saída do outro papa de repente, o mundo dos negócios e do poder tem uma forma subtil de se fazer esquecer ou de cair no esquecimento. Estranho mundo este onde vivemos de imagens e de representações. E hoje os policias vão se mobilizar para mais uma declaração dos seus direitos, na última vez não deu em nada aquela tentativa de golpe de estado, mas foi muito minimizada pois aquilo na minha opinião foi planeado por algumas cabeças que apenas pensam no poder e na força da autoridade. Portugal ganhou e bem, mas se fosse contra a Itália com os erros que o meio campo cometeu tínhamos levado 4 ou 5, devemos ser realistas. Os Camarões jogaram abertos demais. 
Pronto e da Crimeia nada e de África nada, não há fome, não há pobreza, não há raiva nem pessoas a humilharem outras, nada não há nada de especial. Será? Há por aí uma grande revolta e um grande descontentamento. É geral? não é o que queremos acreditar. Será que a crise já passou, a crise da idade de sair do armário, a crise da mudança, da meia idade, a crise e falamos da crise porque não estamos a ver que o mundo tal como as pessoas está a mudar e sempre em mudança é sinal de vitalidade.
Hoje virei mais uma pagina da vida

Hoje virei mais uma pagina da vida. Mas nada acontece por obra do acaso e sem querer, são as leis da física e da vida que nos guiam. 

Álvaro Carvalho, Março 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário